terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dependência do Brasil e prova de alemão.

(Um aviso: os dois primeiros parágrafos deste post são completamente melancólicos e reclamões. Porque foi assim que fui dormir e foi assim que eu acordei. E, no momento, não tenho com quem desabafar)

Todos as noites, durante a noite inteira, a geladeira faz ruídos estranhos e, na hora que eu acordo, ela solta um som idêntico ao relinchar de um cavalo e para de resmungar. Agora me pergunto se é mera coincidência ou até a geladeira está fazendo hora com a minha cara. Sem brincadeira, já não era suficiente o entupimento teimoso do sifão da pia do banheiro ou a água quente que acaba em plena tentativa de relaxamento durante o banho? Como se não bastasse o complô dos eletrônicos, elétricos e hidráulicos, hoje o dia resolveu amanhecer completamente cinza. Eu podia acreditar que estou em Londres ou que passou um dementador pela Alemanha enquanto eu dormia e sonhava com coisas tão boas. Hoje é um daqueles dias em que eu queria ter continuado na cama para não precisar acordar de um sonho bom. Agora chove lá fora e eu não tenho sombrinha, capa de chuva nem uma sacola de supermercado para enrolar na cabeça. Tenho um livro do Startrek em alemão que ainda me é ilegível, mas não tenho um guarda-chuvas! Inteligente, não?

Vou fazer de tudo para ignorar a chuva e sair para ir almoçar e depois ir ao cinema, conforme planejado. E então, quando eu voltar, espero ter de volta os meus amigos e a minha família, que o sete de setembro me roubou e não quer devolver. Porque só assim vou conseguir aproveitar o jantar mexicano na casa do Luke e o Heimbar mais tarde. Porque só assim vou poder recolorir o céu cinza lá fora. Só assim vou me recobrar dessa dependência das pessoas que me são amadas e que estão a muitos e muitos quilômetros de distância.

Agora, um relato objetivo e livre de drama (psicológico).

Ontem fiz a prova de nivelamento de alemão. Chegando lá no Studienkolleg, havia mil asiáticos, dois africanos e alguns americanos que eu já conhecia. Meia hora de tensão e espera e, finalmente, a notícia de que teríamos que pagar 15 euros pelo xerox do semestre inteiro. Aparentemente, eles esqueceram de avisar e alguns estudantes, constrangidos, tiveram que dizer que não tinham dinheiro ali, naquela hora. Por alguma sorte, eu sou neurótica e, quando não esqueço a carteira em casa, tenho sempre dinheiro e cópia do passaporte, para o caso de eu ser presa ou deportada ou até mesmo de ficar perdida em terras teutônicas.

A prova, no geral, estava absurdamente difícil. Cinco anos estudando não foram suficientes para que eu pudesse preencher com tranquilidade a parte de gramática. Fiquei com pena sincera de alguns que faziam cara de interrogação a cada frase e foram saindo aos pouquinhos, cabisbaixos, sem conseguir resolver a prova. Eu fiquei até o final e, apesar de tudo, me diverti fazendo a prova. Era algo útil em que se pensar e fazia muito tempo que eu não precisava escrever em papel. A parte de compreensão de leitura foi tranquila e eu adorei ter que escrever as respostas em longas linhas, em três páginas. Sei que parece o cúmulo da nerdice, mas é, na verdade, o cúmulo da falta do que fazer.

O resultado sai amanhã e as aulas começam quinta-feira. FINALMENTE. Acho que só assim vou ter uma chance de ocupar verdadeiramente a minha cabeça, para não ver o passar pesado dos dias. Por enquanto, planejo minha viagem das férias de outono. Barcelona e Ibiza. Museus enormes, vida cultural e noturna pulsantes e praia, para me despedir e me preparar para um longo inverno (quando já terei comprado jaquetas impermeáveis e guarda-chuva).




OLHA SÓ! Parece que meu protesto escrito funcionou muito bem. São Pedro desligou a torneirinha e, apesar de o céu ainda estar repleto de nuvens escuras, vou me arriscar a sair. Até escuto um passarinho cantando lá em baixo, na floresta! É som de esperança, mesmo que de esperança de ouvir notícias do Brasil.


12 comentários:

  1. ai joh, tudo que eu queria era um dia cinza! sinto saudade de quando sempre chovia no meu aniversário...
    ow, gostar de ocupar a cabeça com coisas da faculdade é algo que eu admiro!

    e, nó! vc nao quer trazer uma coisa de barcelona pra mim não? eu te pagooo

    http://www.etsy.com/listing/33717931/la-luna-sabe-a-pescao

    nao sei onde tem pra comprar (dããã) mas o moço é de lá e faz umas coisas liiiiiindas!!! dá uma olhada no blog dele: milimboblog.blogspot.com

    (fui folgada agora, mas é meu aniversário, eu posso haha)

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que comentar, então só te desejo bom começo de aulas! hehehe Leu meu comentario no post anterior sobre o alface? hehehe bjúúú

    ResponderExcluir
  3. Alô, Alemanha! O Brasil vai bem e, graças à deriva tedesca, pôde ser salvo no longo plantão skypeano! = ) Deixe de drama (não que eu vá deixar, embora queira) e saiba que o fato de não lhes parecer às pessoas que haja o que justifique uma skypeada ou mesmo email não significa sequer que não pensem em vc, quanto menos que já não te amem ou vão deixar de amar no semestre corrente. Não se acorrente, liberte-se disso, vai! haha!

    ResponderExcluir
  4. sabe qual eu acho que é o maior problema, maior até do que o fato de ter um oceano entre você e a gente? é o fuso. 5h é muita coisa. eu frequentemente não acho na internet as pessoas que eu quero na hora que eu quero, e olha que elas tão no mesmo horário que eu e eu tô sempre na internet.

    então eu faço muito coro com o Gabriel.

    lembra do que eu te falei sobre expectativas. é naturalíssimo que você espere/queira ter um contato regular com o pessoal daqui, e é natural também que a recíproca seja verdadeira. mas a expectativa não vai fazer ser melhor quando isso acontecer, e, por outro lado, vai te deixar nesse estado aí quando não acontecer.

    a gente aqui te ama e vamo tar sempre mandando notícias e palavras com boas energias - sempre que possível num contato direto. e a gente sabe que vai ser a mesma coisa aí.

    então, vai, tá tudo bem. :)*

    ResponderExcluir
  5. (:

    [não se preocupe, as coisas vão ser mais fáceis daqui pra frente. já disse: mesmo que a saudade aumente, o tempo que falta pra rever a gente diminui.]

    te amo

    ResponderExcluir
  6. Ei Joh!

    Só agora chegamos de Juatuba...estivemos bem lá, mas - é claro (:>)- sentimos sua falta. Vc já sabe da dificuldade citada pelo Marcos das 5 horas de diferença! Agora são 8 h da noite aqui e vc já está dormindo, né? Vamos tentar nos ver amanhã, tá? A Dependência do Brasil no dia da Independência é legal desde que vc não fique Dependente Demais...hahaha Te amo filha! Papai

    ResponderExcluir
  7. Sabe Joh, eu não iria reclamar nadinha se o sete de setembro tivesse sido chuvoso por aqui. Estamos precisando de chuva e eu, no meu egoísmo, não me importaria que ela tivesse caído hoje porque passei o dia em casa e foi bom.

    Já votei no blog para virar livro. Parece que alguém mais teve a mesma idéia que eu tive para as coisas que você escreve aqui né?! Se sair livro eu compro, mas quero o meu autografado! hehe!

    BJO;*

    ResponderExcluir
  8. Sete de setembro nenhum me roubará de vc!!! Nem pude ficar à vontade tomando minhas bebidinhas lá na chácara com medo de não conseguir segurar o choro e estragar o clima do feriado. Prá mim o céu tbm estava cinza... mas não deixei de pintá-lo... tudo precisa continuar igual até vc voltar! Saudades bonequinha!
    Bj! Mamãe

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS PELA BOA PROVA!!! Não sabemos o resultado mas imagino ser dígno de Joh! Reconheci vc em : ...adorei ter que escrever as respostas em longas linhas em três páginas... essa é minha menina!
    Te amo! Mamãe
    P.S. nos falamos amanhã no mesmo horário!?

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o Gabriel disse tudo... fora isso te mandei um email. beijos

    Carvalho

    ResponderExcluir
  11. toma um sorriso: :)

    na época que eu mudei pro rio eu passei por isso, de querer estar internauticamente por perto de todo mundo. rola mesmo. mas não esquenta não. tá todo mundo colado nocê tenho certeza.

    ou, que maaaassa, ce foi na cidade mais antiga da alemanha! :D nó, eu ia ficar idiota nesse lugar. adoro cidade antiga 8)

    proveita à beça aí ;)

    bejim

    ResponderExcluir
  12. TAMBEM GOSTO DE FAZER PROVA JOH #prontofalei

    ResponderExcluir