quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estranhamentos e Illingen.

Estranhamento nº 1:

Fico maravilhada toda vez que vou tomar banho aqui. Não é só pelo fato de que eles têm uma sauna DENTRO do banheiro. O Charly tem um quarto só para ele lotado de ferramentas, aparatos de elétricos, fios, cabos e, lá dentro, existe uma caixa d'água. Enfim, um quarto de quinquilharias que qualquer eletricista sonharia um dia em construir. Dentro desse quartinho há algo muito mágico, que eu não sei explicar - ele tentou esclarecer, mas Engenharia Elétrica em alemão nunca foi nem será o meu forte. É um tubo que conecta a caixa d'água em um tonel de água aquecida, que circula a casa. Até aí tudo bem, tudo simples e brasileiro. Acontece que, por algum milagre tecnológico, existe um aparelho que fica na cozinha, BEM longe do quartinho do Charly, com um botão. Basta apertar o botão -veja bem: o aparelhinho é minúsculo, não tem fio nem nada - para acionar a água quente que circula nos banheiros. Quando o banho termina, é só desligar. É assim, meus caros, que alemães economizam tanta energia. Água quente só quando precisa. Fantástico, não? Agora imaginem a reação das pessoas quando o celular e a internet surgiram? Acho que é mais ou menos isso que sinto quando vou tomar banho na Alemanha. Ou pelo menos na casa do Charly (duvido que o meu apErtamento tenha algo parecido).

Estranhamento nº 2:

Outro fato impressionante é que as garagens não têm portão, as portas dos carros ficam destrancadas e aqui só tem carrão. E ninguém mexe em nada. A Gabi disse que são raros os furtos e, quando ocorrem, não há violência.

Estranhamento nº 3:

Em uma conversa durante o almoço, enquanto comíamos Spaghetti à Charly (abobrinha, pimentão vermelho e amarelo, cebola, pimenta, cogumelos, tomates pelados e molho de tomate com orégano), começamos a falar de cogumelos. Eles pensavam que nós, brasileiros, só conhecíamos champignon. Enfim, o importante é que descobri uma coisa muito legal. A vizinha deles tem o quintal LOTADO de cogumelos iguais àqueles de desenho animado - mas eu não os vi, porque não está na época. De qualquer forma, acho incrível o tanto que o ambiente é exatamente igual aos retratados nos desenhos e livros da Disney. Além disso, quase todo jardim tem girassóis imensos e muitas flores coloridas. A Gabi tem uns cinco pés de tomate no quintal.

Estranhamento nº 4:

Aqui, na casa deles, compra-se caixas e mais caixas de leite, suco de laranja e maçãs. Nunca vi nenhum deles bebendo o suco nem comendo maçãs. E quase todo dia chegam mais caixas. Eu hein!


Ainda no âmbito "estranhamentos", falo sobre Illingen. É uma cidade um pouquinho maior que Wemmetsweiler e fica a cinco minutos de carro daqui. Fui visitar uma capela, a Bergkapelle zu den Sieben Schmerzen (ou Capela da montanha das Sete Dores). Bem bonita. Ao entrar, porém, notei que havia uma caixinha na lateral. Pensei que fossem uma daquelas onde se coloca dinheiro para doação. Era, sim, uma caixa de doação - mas de ÓCULOS. Os alemães doam seus queridos óculos antigos e o Brille dos seus falecidos para o terceiro mundo! Como assim eu nunca ganhei um par de óculos desses? Alguém sabia disso? Haha!


Bom, indo para o centro de Illingen, conheci um centro cultural onde está o teatro e um café badalado que só funciona à noite, uma pena. Depois, Gabi e eu seguimos para o parque, onde nasce o rio Ill. Há um lago cheio de patinhos, uma fonte e MUITAS árvores. Lá, também, ficam as ruínas de um burgo (aqui existiam burgos, olha que emoção! Com burgueses de verdade. Hahaha!) e uma das torres desse ex-burgo é um salão de festas! Depois de alguma caminhada e muitas explicações sobre o porquê de tudo, Gabi e eu nos sentamos no café do hotel e eu tomei um sorvete colossal de baunilha com calda de chocolate dinamarquês, chantilly e raspas de chocolate. Isso foi há umas três horas e ainda não estou com fome. Agora se imaginem deliciando um lanchinho vespertino com uma vista assim:

Estranhamentos à parte, noite passada eu consegui driblar um pouco a sensação horrível de solidão e saudade assistindo episódios de The Middle antes de dormir (obrigada, Marcolinho). Mesmo assim, demorei bastante a pegar no sono, tive muitos pesadelos e acordei ao meio-dia. Fiquei envergonhada, mas o Charly e a Gabi morreram de rir e disseram que é assim mesmo, até que eu me adapte.

O alemão vai muito bem, apesar de às vezes me dar AQUELE branco que me faz ficar muda pelos próximos minutos tentando assimilar informações, procurando na minha caixinha a palavra de que preciso. Ah! O Charly me pediu aulas de português! Pesquisando, descobri que as palavras que estrangeiros aprendem com maior facilidade são: cerveja, sol, praia, bunda e festa. Grande, não?


14 comentários:

  1. Soleil! J'aime le Soleil! EStou pensando no sorvete, no sorvete!!!! VC tá que nem eu com isso de "Gabi", hein! hahaha!
    Beijo, fiota!

    ResponderExcluir
  2. Vai ver que eles tão fazendo "estoque" de suco e maçã para o período da neve... hahaha... e para as tortas de final de ano!!!! Quem viver verá!
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Fantástico o negócio da água... Djó, os cogumelos de desenho animado são ALTAMENTE TÓXICOS! ficadica!

    ResponderExcluir
  4. cerveja, sol, praia, bunda e festaêêêê! :D

    ResponderExcluir
  5. Adorei o lugar do lanchinho vespertino! :)

    ResponderExcluir
  6. ela falou de mim no post *.* ! [/adolescente]

    hauhauha :P

    eu nunca gostei muito de viajar, mas tenho algumas aventuras como essa sua que eu gostaria de tentar. e, em todas, esses "estranhamentos", como você chamou, são o que eu tenho impressão de que vai ser o melhor da coisa toda.

    deve tar valendo tanto a pena, e eu fico tão feliz pensando em como isso deve tar sendo bom pra você ^^

    ah, e de nada pelo The Middle. ;P
    recomendo os Asterix também.

    s2

    ResponderExcluir
  7. by the way: a germânia aí é o paraíso da engenharia. cê deve ver muita coisa ainda que vai te fazer ter essa "reação das pessoas quando o celular e a internet surgiram". e vai contar tudo pra gente, craro ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda tenho milhões de estranhamentos, pois além de ser Alemanha, é ex-DDR. Estou morto de inveja de você que foi para a parte civilizada do País. Dia desses topei, em Gera, com milhões de lesmas que se arrastavam para algum lugar que nunca vou saber onde e, no mesmo dia, encontrei com alguns cabeças raspadas. Medo.

    ResponderExcluir
  9. NHOO..não consigo parar de imaginar você toda pequininha com um sorvete imeenso tentando consumi-lo...=))) curte muito todo por ai joh...saudades já bjaum!

    ResponderExcluir
  10. que lindo! ainda tenho uma dúvida quanto a essas distâncias: quando você fala 5 minutos daqui eu penso "cinco minutos a 180 km/h?" hahahaha desculpa. te amo!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! aí é, mesmo, muito lindo e verde como vc me disse!

    ResponderExcluir
  12. com essas palavras assimiláveis, o alemão chega a qualquer roma que quiser por aqui.

    ResponderExcluir
  13. "cinco minutos a 180 km/h?" [2]

    não tinha pensado nisso não, mas agora achei no mínimo curioso. HAHA ;D~

    ResponderExcluir