sábado, 7 de agosto de 2010

Do medo de aviões

Eu tenho medo de viajar de avião. Eu morro de medo desse tanque enorme que contraria a lei da gravidade e que tem como chão algo que fica a nada menos que 11.000 metros abaixo de onde a gente pisa. Além disso, é inevitável pensar que é um robozão que voa (!) a sei lá quantos quilômetros por hora. Sou adepta das longas e antigas viagens de navio, de preferência segurando uma taça de champanhe, frequentando cassinos com trajes finos e um corte de cabelo anos vinte, sendo cortejada por um gentleman.

É isso aí. Fico tensa durante todo o percurso. Melhor dizendo, fico tensa desde o dia anterior, não durmo bem, não como direito e apresento comportamentos estranhos: em um extremo, agressividade. Em outro, silêncio absoluto. Fico absorta em pensamentos nada benvindos (quando vou me acostumar com essa palavra escrita assim?), como a morte dos Mamonas Assassinas ou com o filme Premonição. E às vezes até começo a ter as minhas próprias premonições, faço de tudo para me convencer de que é uma péssima ideia sair de perto do chão e dou início ao processo de autosabotagem. Agora que vocês sabem que sofro desse mal terrível, NÃO ME DEIXEM DESISTIR de rumar para o aeroporto de Confins no próximo dia 22. Não interessa se eu estiver com crise de enxaqueca nem se eu tiver sonhado com um avião explodindo na noite anterior. Combinado?

(Só para constar, não adianta tentar me convencer de que é o meio mais seguro de viajar, porque eu não caio nessa. Eu já mencionei que só tem ar segurando aquele trombolho?)

Desabafo feito, eu vou tentar me acalmar, tomar uma cachaça e viajar do modo mais tranquilo que conseguir. Afinal, é essa máquina aí que vai me levar para conhecer os lugares mais lindos do mundo. Vai ser a primeira vez que eu saio do país (sozinha, ainda por cima). Vai ser a primeira vez que vou pisar em terras alemãs, respirar ar alemão, frequentar aulas alemãs e morar num cubículo alemão. Não é fantástico?

Quanto ao avião, já dizia a minha avó: se não pode com o inimigo, junte-se a ele.

12 comentários:

  1. também não creio que é o meio mais seguro! se fosse, as passagens da ryanair não custariam 10 euros, enquanto as de trem custam mais de 80!

    posso confessar? tenho medo mesmo é do meu avião cair, acharem meu blog/orkut/facebook, etc, e começarem a fazer vigília nele. sério mesmo.

    tá ignore os dois últimos parágrafos, vai dar tudo certo pra nós! :)

    ResponderExcluir
  2. Gente que legal, achei mais alguém que dá valor para finesse. Mas bem, leve seu iPod. Vai ajudar.

    ResponderExcluir
  3. nossa, joh... te dizer: eu tb tenho panico de aviao. PANICO. eu faço assim... bebo pra caramba, vou na fe, e assisto todos os filmes q eles oferecem... ate que da pra suportar. :)

    ResponderExcluir
  4. agora tá mais que respondido!

    ResponderExcluir
  5. Voar nada mais é do que a combinação do Princípio de Bernoulli e a Terceira Lei de Newton. Acredite! Há uma pessoa que terá mais medo de voar do que você, Joh: o engenheiro aeroespacial. HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  6. ahh, bullshit. o frio na barriga é saudável à experiência. qualquer coisa a mais, aí nesse caso, é bullshit.

    [momento de Paula + tentativa de encorajamento :P ]

    mas é sério: não tô te falando pra perder o medo, porque, obviamente, não é fácil assim.

    mas, se você não se satisfizer com estatística e física pra se livrar dessas idéias de "tanque enorme que contraria a lei da gravidade", o melhor que você tem a fazer é enxergar que seu medo é muito menos racional do que emocional, e que portanto não tem por que te impedir de fazer isso.


    ajudei merd* nenhuma, né? xP

    ResponderExcluir
  7. Jura que você tem tanto medo que te faria desistir de viajar?! hahahaha
    Dramin na veia, e só acorda la no outro continente!

    ResponderExcluir
  8. Meninaaaa, eu olhei como faz pra ir de navio pra Portugal e descobri que os que oferecem passagem são cargueiros mesmo, que de mês em mês reservam algumas vagas pra viajantes. Os quartinhos são até bons, mas imagina você e uma tripulação 90% masculina durante um mês num lugar sem escape... Enfim, avião até que é bacana.

    ResponderExcluir
  9. Já viu uma criança de quatro anos recusar ir pra Disney?
    Essa era eu, com medo de avião.
    Super boa sorte no avião e na Alemanha! *-*

    ResponderExcluir
  10. Não vá de navio. É MUITO RUIM.
    De enjoo já basta os meses de gravidez. =)

    ResponderExcluir
  11. linda!! minha linda de pretos lisos branca olhar sorisos...
    nosso reencontro acontecerá após essa sua nova aventura que tem como fundo os ares da Alemanha. boa sorte e, como sempre, adorei suas palavras.
    bjos e abraços

    ResponderExcluir