domingo, 12 de dezembro de 2010

Ciao, bella!

Quarta-feira passada, assim que começou dezembro, peguei minha mala de menos de dez quilos (aprendendo a conviver com as regras sem sentido da Ryanair) e segui em direção à estação principal de trem de Saarbrücken. De lá, peguei um trem até St. Wendel. De St. Wendel, outro até Idar-Oberstein, de onde peguei um ônibus até o aeroporto. O percurso até lá foi bonito, com tudo coberto de neve e com os rios correndo, bem escuros, por entre as montanhas branquinhas. Só bateu medo quando cheguei no aeroporto e vi que a neve havia dominado tudo e que vários voos haviam sido cancelados. O meu, felizmente, só atrasou. Precisaram descongelar o avião, ao que parece. Jogaram um jato fortíssimo de água nele todo, o que me fez passar por um breve momento de agonia: não conseguia enxergar nada lá fora, a não ser um vapor opaco que me fez pensar por um instante em ataque terrorista. Na volta, não foi muito melhor. O voo atrasou meia hora, me fazendo perder o último ônibus para Trier e, consequentemente, o trem de volta para casa. Desesperada, mandei mensagem pro Alexandre tentar encontrar uma alternativa para mim, porque eu tinha prova às oito da manhã do dia seguinte. Depois de um ônibus até Mannheim, uma estação de trem fechada. Sentei do lado de fora e, debaixo de muito vento e neve, resolvi que era impossível ficar nessa situação por mais três horas. E tudo piorou quando um rato passou por mim e eu senti arrepiar até a alma. Saí correndo, em pânico, na estação vazia, querendo chorar e me teletransportar direto para o Brasil, onde eu teria conforto. Como não dava, procurei algum bar que estivesse aberto e acabei encontrando um estabelecimento turco, onde tomei um café e fiquei sentada até a hora de o trem chegar. E, mesmo que ali só houvesse bêbados tagarelando em turco e apostando dinheiro no caça-níqueis, me senti um pouco mais segura. Depois de um tempinho, chegou um americano que estava na mesma situação que eu e conversamos bastante, na medida do possível, porque estávamos ambos exaustos. Ele é DJ de rap e estava na Alemanha para tocar em festas da MTV. Me deu um panfletinho e se mostrou uma boa companhia de trem. Com isso, cheguei em Saarbrücken e fui direto fazer prova de produção de texto. 30 horas sem dormir. Uma prova nem tão boa assim.

Mas, entre a quarta-feira agitada e a segunda-feira caótica e insone, existiu a Itália. Posterguei por muito tempo o relato sobre os ótimos dias que passei lá, porque não me sentia suficientemente inspirada (e ainda não me sinto, para falar a verdade) para contar de forma digna. Apesar do hiato criativo, é melhor contar logo, porque as notícias já estão se acumulando.

1º dia: Verona e Spacca Napoli
Algumas pessoas questionaram a minha decisão de ir a Verona. Disseram que outras cidades eram mais bonitas e que, com o pouco tempo que eu tinha, não valeria a pena. Por mais que a minha motivação tenha sido ingênua e clichê (visitar a casa de Julieta), digo a essas pessoas que estão perdendo muito em pensar que Verona é tão pouco. Quando chegamos lá, eu e o Alexandre ficamos meio calados, tentando esconder a ligeira decepção com o visual da cidade e com a nossa falta de planejamento. Nós não sabíamos o que fazer, para onde ir nem o que tinha de interessante para se visitar. Mas precisamos só de alguns minutos de caminhada para descobrirmos uma cidade linda, cortada pelo rio Aldige e toda enfeitada por casinhas coloridas. Visitamos um Teatro Romano e um museu arqueológico, de onde tínhamos a vista da cidade inteira. Depois, entramos em um jardim imenso e verde, mas saímos rapidinho antes que alguém nos pegasse lá dentro sem ingresso. Mais tarde, fomos tomar um chocolate quente branco e comer alguma coisinha gostosa de padaria. Gente, o chocolate quente é uma beleza. É feito de chocolate e não de achocolatado, é cremoso e proporciona uma super sensação de conforto. Depois disso, fomos procurar a casa da Julieta. No caminho, as luzes da cidade começaram a se acender e Verona estava toda bonita para o Natal. Na casa da Julieta, uma surpresa: agora as pessoas não escrevem mais cartas a ela pedindo conselhos nem desabafando sobre seus amores. Agora a Julieta tem e-mail. Eu morri de rir, mas mandei uma cartinha eletrônica para ela assim mesmo. As paredes da entrada para o pátio da casa são todas escritas, repletas de corações com os nomes dos amantes que por lá passam. Há promessas de amor eterno em todas as línguas e alfabetos, corações de todas as formas, cores e tamanhos. É mesmo bonito (e brega), isso de amar. Entrei na casa, passeei por entres os cômodos, ciente de que aquela provavelmente não é a casa dos reais Capuletos, mas tomada pela magia da verossimilhança literária (se é que isso faz algum sentido). Enquanto lia trechos de Shakespeare, talhados em madeira, ia imaginando as cenas em cada cômodo. Por fim, subi na bancada e fiz pose para o Alexandre tirar foto. E peguei no seio direito da estátua da Julieta, claro. Dizem que dá sorte no amor.


Voltando para Bologna, o Alexandre me levou para me livrar da abstinência de pizza. Não comia há mais de três meses. Fomos na Spacca Napoli com o Thibault, amigo francês dele, e a pizza que chegou à mesa teria me feito cair para trás se já não tivesse sido alertada sobre o tamanho. Não sei como italianos não engordam. Sabe a nossa pizza grande, que dividimos alegremente com a família e os amigos e ainda sobra um pouco para o dia seguinte? Então. Na Itália as pessoas comem aquilo SOZINHAS e quase nunca sobra um pedaço para comer frio no café da manhã. Por isso, dividi a minha com o Alexandre e ainda consegui levar uma fatia pra casa. No caminho de volta, uma surpresa: o pessoal ligou para o Alexandre e chegmos em casa a tempo de vê-los no Skype. Fez meu dia terminar mais feliz ainda.


2º dia: Bologna e Kings of Leon
Acordei com o pé destruído pelas andanças do dia anterior e pela estréia do meu Allstar novo de inverno. Tinha me esquecido que tênis novo custava a amaciar. Mancando, saí para levar o Alexandre na faculdade e para conhecer Bologna. Enquanto ele estava na aula, andei pela Via Zamboni, apreciando os ares das faculdades antigas entre os pórticos. A Universidade de Bologna é a mais antiga do mundo, fundada em 1088. Fascinante. Entrei na Faculdade de Letras e Filosofia para sentir o clima e, de lá, fui a um museu onde encontrei de tudo que tinha a ver com ciência. Depois fui passear na biblioteca. Uma velhinha simpática desembolou a falar italiano comigo e eu tentando explicar que não, eu não queria fazer uma visita guiada pela biblioteca. Mas, como meu italiano é quase tão bom quanto o meu chinês, não me fiz entender e logo chegou um cara que falava inglês para me guiar. Ele pareceu super empolgado por alguém querer conhecer a biblioteca, como se há séculos ninguém tivesse querido. Eu achei bonitinho e adorei a disponibilidade, o esforço para me explicar tudo com detalhes. Ele me levou na seção de manuscritos e eu fiquei babando feito idiota, olhando boquiaberta para obras maravilhosas, livros imensos e muito muito antigos. Feliz por me ver feliz, o velhinho começou a traduzir as frases gregas impressas na parede. Uma delas dizia que a literatura era o remédio da alma. Saí de lá mais leve e fui encontrar o Alexandre na faculdade. Conheci alguns amigos dele e posso afirmar que entendo o porquê de ele gostar tanto dos italianos. Quando comparados aos alemães, italianos são como brasileiros.

De lá, fomos passear e procurar algo para comer. Acabamos comendo uma piada, que é um sanduíche tradicional da região da Romanha e que me lembrou uma espécie de crepe ou de falafel, mas acho que os italianos não gostariam da comparação. Fomos ver a cidade, a Fontana di Netuno e as torres de Asinelli e Garisenda, mas não subimos, porque tinham me falado que, se um universitário sobe na Torre degli Asinelli, está fadado a nunca se formar. Não podia correr o risco (ou podia, mas parecia que as torres estavam fechadas a visitação). No final da tarde, fomos tomar sorvete. Os melhores da minha vida. Pistache, nozes com nutella e um tal de inferno, que incluía baunilha e mirtilo. É indescritível. Derrete na boca. Emudece. Ah, indescritível mesmo. Kibon nunca mais será suficiente.


À noite, peguei um ônibus para o Futurshow Station, onde seria o show do Kings of Leon. Eu estava tomada por um misto de ansiedade, felicidade e medo, porque iria sozinha e bem, não sei falar italiano. Chegando lá, uma sensação meio estranha de vazio e solidão. Todos estavam acompanhados e pareciam felizes por ter alguém ao lado. Muitos casais apaixonados me rodearam. Como as cadeiras eram marcadas, não tinha nem como eu fugir dos pombinhos. Quando o show começou, porém, todas as sensações ruins foram embora e eu fui tomada completamente pela música. Foi um show do tipo introspectivo, daqueles que se observa paralisado e absolutamente encantado. Música de qualidade e a sensação maravilhosa de não conhecer absolutamente ninguém em um lugar tão cheio. Em pouco tempo, estava cantando loucamente e ignorando os casais calados (e colados) ao meu lado.

3º dia: Veneza
Acordamos o mais cedo que a nossa noite anterior nos permitiu e pegamos um trem em direção a uma das ditas mais belas cidades italianas. As minhas expectativas, porém, não eram as melhores. Muita gente havia dito que Veneza não tinha lá o cheiro mais agradável, que as ruas eram sujas e que a fama não fazia jus à verdadeira cidade. Como não, pessoas? Veneza é maravilhosa em cada detalhe e NÃO fede. Pelo menos não no inverno. E é fantástico o fato de que não existe um carro sequer por lá. As ruelas mal permitem a passagem simultânea de duas pessoas, as bicicletas circulam esporadicamente e o transporte é mesmo via-mar. Outra coisa idiota de que eu só fui me dar conta quando cheguei lá: Veneza é uma ilha e fica no mar. Hahaha! Podia jurar que os canais que via nas fotos eram rios. Ignorância a parte, tudo em Veneza me encantou. As casinhas pintadas em cores fortes, as gôndolas, os vaporettos, os muros descascados e antigos, as pontes. As igrejas também são lindas. As máscaras tradicionais de carnaval foram capazes de nos prender dentro de lojas por longo tempo e atmosfera é mesmo bem romântica. Se algum dia eu me casar e for rica (ponto importante), lua de mel em Paris e Veneza.

Caminhando, encontramos uma exposição do Kubrick como fotógrafo e fomos visitar. Quando anoiteceu, a cidade pareceu outra, mas não menos bonita. Encontramos finalmente a praça onde fica a San Marco, uma catedral maravilhosa - por fora, porque demoramos demais e ela já estava fechada. Ficamos admirados com as luzes da cidade refletidas na água e não queríamos ir embora.


4º dia: A feira da Montagnola
O Alexandre sempre tinha falado muito de um mercado artesanal que fica na praça da Montagnola. Era promessa de preços baixos por produtos que variavam de bateria pra relógio, shampoos, cachecóis, roupas e sapatos. Tinha mesmo de tudo. Foi a minha salvação, na verdade. Meus pés já não suportavam o allstar apertado e comprei uma botinha daquelas peludas por dentro. Não são exatamente bonitas, mas super confortáveis e não custaram muito. Passamos um dia mais tranquilo e pedimos uma pizza à noite, comemos no quarto, fofocando e vendo vídeos imbecis na internet.

5º dia: Ferrara
Acordei tendo em mente que iria finalmente conhecer Florença e a Galeria Uffizi. Não contava que os trens regionais estariam lotados e não haveria mais bilhetes. Foi bem frustrante ter que deixar Florença de lado e trocá-la por Ferrara. Eu não fazia ideia do que havia em Ferrara, mas com o guia da Paula em mãos, peguei o trem e fui, enquanto o Alexandre ia para a faculdade. Chegando lá, um ambiente bem bucólico. Fui caminhando em direção a nada e acabei encontrando um velhinho no caminho, que me parou e balbuciou algo como "fotógrafa, a igreja" e apontou para uma direção. Como eu estava mesmo desorientada, fui para onde ele tinha indicado e encontrei a Igreja de San Cristoforo alla Certosa. Entrei, dei uma olhada e fui passear no jardim imenso que a circundava. Mal sabia eu que estava caminhando entre os mortos. O negócio é um cemitério IMENSO e fica completamente afastado da cidade. Mas devo dizer que é o cemitério mais bonito que eu já vi. De lá, peguei o sentido contrário ao que o velhinho da bicicleta havia indicado e cheguei onde parecia ser o centro histórico. Vi um castelo medieval - fechado. Um museu - fechado. Uma igreja - fechada. Maldito dia que fui escolher para viajar para lá! Segunda-feira é o dia em que tudo está fechado. Logo, tomei um cappuccino e peguei o trem de volta para Bologna. Ferrara é bonita, mas não tem nada de excepcional. Em Bologna, fiquei conversando com o coinquilino do Alexandre até que ele chegasse para me fazer companhia. Fiz as malas enquanto o Alexandre preparava nosso tortelloni all'alfredo. Comemos e ele me levou à estação, onde começou a aventura relatada no começo do post.


Por mais que meu plano de conhecer Florença tenha falhado, a Itália me conquistou. As pessoas são super amigáveis, a comida é fabulosa, o café tem gosto de café de verdade, o sorvete é divino, a arquitetura é bem interessante. Pretendo voltar em fevereiro, mas dessa vez para conhecer Roma.





5 comentários:

  1. Depois de um post imenso e bonito - como não haver inspiração pode causar um texto dessa qualidade? não te entendo, juro - só tenho a comentar o último parágrafo: eu bem SEI que a Italia (talvez italianos) tenham te conquistado! hahaha

    Daqui a 2 semanas, essa hora, estarei num avião - OMG - voando a seu encontro.

    E tenho coisas pra te contar tb.

    AMO

    ResponderExcluir
  2. Filha, como admiro sua coragem!!! Viajar sozinha como faz e com tanta desenvoltura me causa orgulho! Fico te imaginando : pequena, frágil, sozinha numa estação de trem... te amo boneca!
    E obrigada Alexandre por cuidar um pouquinho da minha menina!
    E oh, vc merece uma lua de mel em Paris e Veneza!!!!
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. roma! você vai amar!
    faltou só o detalhe que a parede da casa da julieta também é repleta de chiclete (ew), hahaha.
    e que o meu tortelloni all'alfredo é ótimo!

    jaque, de nada! vou cuidar bem dela também daqui a umas duas semanas, já tá virando hábito :)

    beeeeijo, jo jo!

    ResponderExcluir
  4. Seria difícil escolher entre o seio e a pizza.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Joyce!

    Seu blog é muito bom, adorei!

    Quero aproveitar para te convidar a conhecer meu blog e participar da Promoção 1001 Seguidores. Como prêmio você pode levar para casa uma das agendas 2011 recheadas de fotos dos mais de 40 países que visitei! Se quiser, traga também seus amigos e leitores! :D

    Aguardo você! :)

    Bjos!

    ResponderExcluir